Conexçao Ensinar

Blog

Está na hora da Educação Digital

Quando se ouve a expressão Educação Digital, é comum as pessoas acharem que está ligada apenas a aprender a dominar computadores, tablets e smartphones, tirando o máximo de proveito de todas as funcionalidades oferecidas por esses dispositivos ou ligada às novas metodologias de aprendizagem.

Mas, na verdade, Educação Digital é um termo muito mais amplo, porque vai muito além disso, envolvendo uma série de conhecimentos e habilidades que independem de quão boa é a relação da pessoa com os dispositivos eletrônicos ou a melhor forma de ensinar ou aprender uma disciplina.

Uma pessoa pode saber apenas ligar um smartphone e mandar e receber mensagens, mas por se preocupar em compartilhar o que é realmente relevante, por compartilhar notícias de fontes confiáveis e saber navegar de forma segura e equilibrada é muito bem-educada digitalmente.

Já aquela que domina muito bem os recursos tecnológicos, mas usa as redes sociais para espalhar mentiras e ofender pessoas que divergem de seu ponto de vista demonstra total falta de educação digital.

A Educação Digital, portanto, é algo extremamente importante, primeiro porque não dá mais para separar a vida online da offline como se fossem mundos diferentes ou paralelos. São mundo intercambiáveis, até porque são as mesmas pessoas que vivem nesses dois mundos. Por trás de cada tela há seres humanos com seus valores e vida própria. Obviamente que serão valores que aproximarão ou afastarão pessoas de acordo com uma percepção mais positiva ou mais negativa de cada um.

Palavras como ética e bom senso sempre foram importantes, mas, precisamos vivê-las nesses dois mundos. É preciso pensar muito bem antes de postar, pois “é o valor do respeito que nos impede de xingar o outro, é o valor da educação que nos inspira a ser gratos por um favor ou uma atitude positiva. Quando valores são ignorados, sofremos as consequências”, como já afirmou o filósofo Leo Fraiman.

E essas consequências precisam ser compreendidas e dialogadas, tanto em casa quanto na escola. Na internet, tudo é amplificado, tanto aquilo que é bom, quanto aquilo que é mau.

A Lei Geral de Proteção de Dados, no que se refere ao ensino de crianças e jovens, incentiva o uso da internet, desde que seja de forma segura, consciente e responsável, visando o exercício pleno da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico.

É preciso educar crianças, jovens e adultos para se apropriarem de suas vidas digitais e aproveitarem as oportunidades que o mundo digital apresenta.

Cada geração tem uma relação com a tecnologia diferente da outra. Para crianças e jovens, os recursos tecnológicos são a realidade em que vivem e não conseguem imaginar algo diferente disso. Eles aprendem a mexer nos recursos tecnológicos de forma naturalmente curiosa e prazerosa. São os nativos digitais, diferentes daqueles que viram o mundo se transformar diante de seus olhos e tiveram que se adaptar à nova realidade que despontava – os imigrantes digitais.

Mas, é de fundamental importância saber a diferença: saber mexer em um dispositivo não significa dominar seu uso. A competência do domínio de uso requer uma série de aprendizagens. Mesmo nascendo em uma cultura digital, existe a necessidade tanto dos nativos, quanto dos imigrantes digitais desenvolverem um posicionamento crítico para saberem aproveitar as oportunidades e não caírem em armadilhas. Existem iscas só esperando alguém ser fisgado.

As habilidades adquiridas com a Educação Digital são exigidas em diferentes áreas da vida. Cada vez mais empresas têm usado ferramentas tecnológicas para contratações e mais eficiência no trabalho, exigindo uma boa conduta digital de seus funcionários, colaboradores e parceiros.

Escolas precisam de professores que saibam lidar com os desafios relacionados à tecnologia e às novas metodologias de ensino, para, inclusive, gerar mais motivação e engajamento de seus alunos

Um país como o nosso vê as novas tecnologias com bons olhos, pois um dos principais desafios da educação brasileira, que é a evasão escolar, passa a ser combatida verdadeiramente de forma mais eficaz. Pode-se estudar em qualquer lugar, a qualquer hora, desde que se tenha uma conexão à rede de computadores. A tecnologia rompeu barreiras culturais, econômicas e sociais.

A Educação Digital vai nos fazer viver o melhor dos dois mundos, de forma saudável, respeitosa e equilibrada.

 

 

Postar um comentário