Conexçao Ensinar

Blog

Metas de Leitura: Porque São Importantes

Bill Gates costuma ler 50 livros por ano. Mark Zuckerberg lê um livro a cada duas semanas e tem um clube de leitura para compartilhar o que aprendeu e ter novas ideias. Ter metas de leitura é importante para todos nós, especialmente para quem deseja crescer profissionalmente, ou como ser humano.

Como profissional, podemos conhecer pessoas as quais admiramos e seguir seus passos. Podemos saber o que acontece no mundo e tomarmos melhores decisões. Ler amplia a nossa visão de mundo. Nunca somos os mesmos depois de fechar a última página de um livro.

A questão que atormenta as pessoas é acreditar que não têm tempo para ler. Mas, quem quer melhorar de vida encontra tempo.

Todo mundo tem horário no trabalho, mas não têm um em casa. Quem quer ter uma vida plena, mais abundante e próspera costuma ter hábitos, uma rotina na qual a leitura faz parte.

Há quem prefira ler pela manhã. Outros, à noite antes de dormir. Descubra o seu melhor momento e leia. Absorva o que está escrito para que o seu tempo, que é precioso, valha a pena. Ou mesmo aproveite cada brecha de tempo disponível. Não precisa ler muitas páginas por dia – isso é para leitor de alta performance. Você que se tornar um ou uma? Então, leia. Leia o que te dá prazer. Leia o que te ensina a ser melhor.

Tenha uma lista com todos os livros que já leu e vá acrescentando as novas leituras. Isso vai dar ânimo a você para querer ler mais.

Leia livro impresso ou e-book (ou os dois). Leia o que oferece mais conforto à sua visão. Bill Gates sugere, por exemplo, fazer anotações nas margens do livro. Algumas pessoas não gostam de rabiscar seus livros. Já os livros digitais podem ser uma boa alternativa para quem gosta de anotar o que lê. Eu gosto de anotar o que acho importante ou anotar uma frase que me emociona em um caderno. Eu tenho cadernos especialmente para esse fim.

Leia livros que motivem, que possam acrescentar algo à sua realidade, que ensinem algo, aqueles que recomendam ou aqueles que simplesmente façam o seu dia melhor.

É importante ler o livro que começou até o fim. Mas, se a leitura inicial não foi suficientemente agradável, feche o livro e comece outro. Às vezes, não se está pronto (a) para determinadas leituras ainda. Só não deixe virar hábito não terminar de ler uma obra. Porque saberá apenas o superficial.

Também não se faça “doutor ou doutora” em leituras, como muitos na Internet, sem ter lido de verdade. Só compartilhe aquilo que realmente fez a diferença para você.

 

Postar um comentário