Conexçao Ensinar

Blog

Em 2020, Seja Quem Quiser Ser: Planeje

Há alguns anos, quando íamos a uma papelaria, o novo ano saltava aos nossos olhos por causa do mais variado número de agendas. Agendas para executivos, para mulheres arrojadas, a tradicional para os estudantes e dezenas de outros tipos.

Mas, de uns tempos para cá, quem assumiu o posto na vitrine foi o planner. E não se trata de uma mera apropriação da versão em inglês. Agenda e Planner não são equivalentes.

Agenda é um tipo de caderno, no qual são feitas anotações de compromissos e horários importantes para o usuário. É uma ferramenta pessoal e seus donos gostam de arquivá-la no final do ano. Em inglês, é chamada de schedule.

A agenda surgiu quando a humanidade passou a escrever. Foi ainda no Império Romano que ela assumiu o formato de caderno no lugar dos pergaminhos. Apesar de encontrarmos elementos como tabelas de conversão de moedas, mapas e tabelas de pesos e medidas, ela não é um planner.

Um planner é um planejador, um organizador pessoal. É um pequeno livro ou fichário projetado para ser portátil e, geralmente, contém um diário, calendário, catálogo de endereços, papel em branco e até agendas. O que faz dele algo de diferente é a possibilidade de projetarmos o nosso futuro.

Nele, traçamos nossos sonhos, nossas vontades de sermos a pessoa que idealizamos ser. Planejamos leituras, viagens, cursos, uma vida saudável e tudo que ajude no nosso desenvolvimento pessoal.

Um planner torna concreta a nossa lista de desejos para o novo ano. Podemos traçar uma vida nova, mais rica em experiências e de maior aproveitamento do tempo com quem realmente importa. Um planner é contra o desperdício de tempo.

Se o que desejamos fica apenas na mente, acaba sendo somente sonho. Agora, se passamos a escrever o que pretendemos fazer, é como se assumíssemos um compromisso com a vida.

Mas, por que as pessoas não conseguem realizar seus sonhos? Porque a lista de desejos fica apenas sendo isso: uma lista de sonhos. Escrever em um planejador dá muito, muito trabalho mesmo. É preciso uma determinação muito forte para traçar as metas e fazer o que tem que ser feito para alcançá-las. A preguiça e o desânimo podem vencer se não houver determinação.

Além disso, é preciso traçar estratégias inteligentes e verificar todos os dias o quão perto estamos do sonho se tornar real. E se algo der errado, é preciso criar outras estratégias. É querer viver um ano diferente do anterior.

Quem quer alcançar algo novo, precisa agir de forma diferente. Aproveite o seu planner (pode ser um caderno que você tenha em casa, mas há muitas versões gratuitas na Internet) e perdoe. Deixe os problemas no passado. Seja grato ou grata por tudo o que viveu e siga em frente. A sua jornada pessoal pode ser incrível.

As pessoas que alcançaram suas metas, que tornaram seus sonhos realidade sabem o quanto trabalharam, sabem do grau de superação para se tornarem vitoriosos.

E você? Vai escrever um ano espetacular e ser quem sempre sonhou ser? O momento é agora! E um feliz 2020!

 

 

Postar um comentário