Conexçao Ensinar

Blog

7 Dicas Valiosas para Passar no ENEM

O ENEM se aproxima. Milhares de pessoas sonham com suas vagas nas universidades. Mas, para chegar até lá é preciso percorrer um caminho.

E nesse caminho é preciso saber o que esperam dos inscritos.

1- Entenda as regras do “jogo”.

É preciso ler com atenção o edital de qualquer concurso. Mesmo em um concurso anual como o ENEM, sempre há mudanças. No edital, está escrito tudo o que pode e o que não pode ser feito, o conteúdo do que será cobrado e o tempo de prova, entre outros itens importantes.

A preguiça na leitura de um edital ou manual pode custar a vaga sonhada. Qualquer descuido ou tentativa de burlar as regras vai tirar o candidato da disputa.

2- Saiba os conteúdos das provas.

As provas de um concurso são transparentes. O candidato tem acesso a informações importantes. É importante saber o que vai ser cobrado na prova para estudar o quanto antes.

As questões do ENEM são complexas, mas são sempre contextualizadas para uma melhor interpretação.

3- Assuma um compromisso consigo.

Se vai prestar um concurso leve-o a sério. Estude com foco e dedicação. E no dia da prova, procure chegar com folga no horário. Chegar atrasado é prova da falta de seriedade com os próprios sonhos. Além de desclassificar o candidato.

4- A leitura deve ser um hábito e não uma saída emergencial.

Uma habilidade necessária é a de leitura, não só para o ENEM, mas para a vida. Ter acesso à literatura, a revistas e aos jornais nos faz ricos em vocabulário e conhecimento.

É importante ressaltar que leitura crítica e preconceito são conceitos bem diferentes. Ter uma mente aberta para o conhecimento nos torna mais tolerantes e mais ricos culturalmente, além de ajudar a apresentar melhor o ponto de vista na redação (a tese).

É bom saber que as questões do ENEM costumam ter textos longos e todo bom leitor conseguirá interpretá-las com mais facilidade e agilidade.

5- Faça simulados.

Um dos segredos para ter um bom desempenho em qualquer concurso é treinar bastante e os simulados são ótimos para isso. Eles nos permitem conhecer o tipo de prova e, através dos erros, saber que assunto precisamos dar mais atenção. E, também, nos ajudam a controlar o tempo.

No ENEM, as provas são bem extensas e os candidatos têm três minutos para resolver cada questão e uma hora para elaborar a redação. É importante saber controlar o tempo de prova para não ter que deixar questões em branco ou, simplesmente, chutar as respostas.

O portal oficial do Ministério da Educação, na Internet, permite o download gratuito das provas anteriores pelo site (www.inep.gov.br). Também tem um aplicativo gratuito (enem2018).

6- Pratique a redação.

É importante treinar não só para as provas objetivas, mas também para a redação. E a única maneira é escrevendo. Todos os candidatos que tiraram nota 1000 têm aspectos em comum e um deles é o treino de sua produção textual, desenvolvendo, pelo menos, um tema por semana.

É preciso atender cada uma das cinco competências para entender os critérios de correção para saber no será avaliado. No início dos treinos, leve o tempo que for preciso para conseguir argumentar e discorrer sobre o tema proposto. Depois, estruture seu texto de forma mais rápida (lembrando que os candidatos só têm uma hora para escrever sua redação. E isso envolve escrever um rascunho e passa-lo a limpo).

7- Descanse na véspera da prova.

Os meses que antecedem a prova exigem muito do candidato compromissado. São muitas informações de anos de estudo. O ENEM (como qualquer outra prova de vestibular) mede o conhecimento adquirido em 12 anos de ensino escolar.

A prova do Enem é extensa e bastante exaustiva. Portanto, é fundamental que, no dia da prova, esteja descansado para se concentrar e dar o melhor de si.

 

Postar um comentário