Conexçao Ensinar

Blog

9 Motivos para Darmos uma Chance aos Clássicos da Literatura

Devido à expansão do mundo literário, encontramos um grande número de autores de sucesso que atraem um grande público. Há quem diga que superam os clássicos. O que não é verdade. Há lugar para todos.

Livros tornaram-se clássicos porque romperam a barreira do tempo. São clássicos porque falam dos mesmos problemas que qualquer ser humano, em qualquer lugar, enfrenta. São clássicos porque seus autores conseguiram dominar sua língua e através dela trabalhar a escrita através do processo criativo. Lemos os clássicos para aprendermos com eles.

A leitura dos clássicos nos permite:

1- Aumentar o nosso vocabulário. Muitas palavras usadas em livros antigos não são comuns hoje em dia, mas um vocabulário maior nos dá chance de compreendermos melhor nosso mundo, nos dando ferramentas para expressarmos melhor, ainda que haja a preferência em usar palavras cotidianas. No mínimo, o leitor poderá compreender melhor o que lê.

2- Melhorar a composição dos nossos próprios textos. Ao lermos, ainda que inconscientemente, nos identificamos ou absorvemos um pouco do estilo do autor lido, como na escolha das palavras. Assim, aprendemos que há diferentes caminhos a percorrer até encontrarmos o nosso próprio estilo.

3- Melhorar o modo de falar e de escrever. Tendo um vocabulário melhor, articulamos melhor os pensamentos. Se articulamos melhor o pensamento, articulamos melhor a fala e a escrita.

4- Ter um novo olhar. Um leitor criativo e crítico saberá dar originalidade e contemporaneidade às antigas ideias.

5- Ter perspectiva histórica. Um povo só tem futuro se conhece seu passado. Compreender a mentalidade dos que nos antecederam nos faz construir um mundo concreto em vez de castelos de areia. Além disso, a linguagem antiga não deve ser uma barreira, mas um motivo a mais para compreendermos o mundo em que vivemos. Nós somos e vivemos as consequências das ações dos que nos antecederam.

6- Sermos sofisticados. Nada como “tirar da manga” uma frase de um livro para dar força a um argumento.

7- Sermos mais seletivos. Com o tempo aprendemos a discernir o bom texto do ruim. Aprendemos a escolher quem nos servirá de inspiração.

8- Desenvolvermos um estilo próprio. Temos chances de nos destacarmos dos demais sabendo escrever melhor aquilo que queremos transmitir, e de uma maneira bem pessoal.

9- Sermos justos. Existe uma crença errônea de que o novo é sempre melhor que o antigo e de que as ideias passadas não são aplicáveis ao presente. Muitas vezes, a novidade não passa da deturpação da antiguidade. Ao lermos os clássicos, entramos em contato com conhecimentos que estão de acordo com aqueles que os criaram, sem que nada tenha sido suprimido, acrescentado ou alterado.

Boa leitura! Para ela, não há tempo ou espaço…

Postar um comentário